Queda global de internet e serviços de TI foi causada por falha em atualização em software de empresa de cybersecurity

O mundo em pane. Uma queda global de serviços de tecnologia e internet foi causada por falha em sistema da empresa de cybersecurity Crowdstrike. Isso provocou panes em sistemas de aeroportos, acesso à internet, bancos ficaram sem funcionar e até assistência médica caiu. Pane global.

>>>Clique aqui para ler mais sobre internet

Essa pane global não foi causada, até aqui pelo que sabemos, por um ataque cibernético, mas numa falha no software de segurança da Crowdstrike: o Falcon Sensor. Por conta dele, o Microsoft Windows trava e exibe a mensagem de uma tela azul, a conhecida “tela azul da morte”.

Desculpas da CrowdStrike

Segundo relatos feitos pela própria empresa à NBC News, tudo aconteceu por um problema na atualização mais recente. A empresa conseguiu reverter o problema. Não antes de causar o travamento de máquinas e servidores Windows mundo afora.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes impactados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows”, disse o CEO da empresa, George Kurtz, em uma mensagem publicada nas mídias sociais. “Os hosts Mac e Linux não são impactados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada.”

A CrowdStrike está entre as empresas de segurança cibernética mais importantes do mundo. A empresa tem mais de 20 mil clientes de assinatura mundo afora. Mais da metade das empresas da Fortune 500 usam o software da empresa que teve queda nas ações da ordem de 10% até o fechamento deste texto.

Agora vai?

A Microsoft já confirmou qure resolveu todos os problemas relacionados ao Microsoft 365 – que fora totalmente atingido pela atualização caótica – porém, o impacto residual segue afetando muitos clientes mundo afora. O problema deve ser resolvido completamente até o fim do dia.

Efeito cascata

As quedas de sistema em escala mundial foram derrubando serviços mundo afora e os mais infectados foram transações bancárias, aeroportos e sistemas médicos. Esses serviços fora do ar impactaram e prejudicaram a vida de milhares de pessoas mundo afora.

Canadá

Em termos de aeroportos algo interessante aconteceu. Os voos internos canadenses seguiram funcionando normalmente, mas os com destino aos EUA não conseguiram decolar. A imigração dos EUA, que acontece ainda nos aeroportos do Canadá, também não estava conseguindo processar os passageiros. Mas os demais serviços que usam Microsoft 365 acabaram caindo.

Brasil

Bancos como o Bradesco foram atingindos, bem como bancos digitais como o Pan, Neon e Next. Assim como no resto do mundo aeroportos, hospitais e demais serviços que usam os sistemas da Microsoft caíram ou tiveram algum tipo de travamento.

Image by Mohamed Hassan from Pixabay

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.