Apple Watch Series 10 é anunciado com tela maior, design mais fino e detector de apneia do sono
A 10ª versão do Apple Watch foi anunciada no evento da Apple nesta segunda-feira e apresenta uma tela OLED grande angular 40% mais brilhante, maior que a tela do Apple Watch Ultra. A versão GPS custa a partir de US$ 399 nos EUA e a versão GPS+Cellular custa a partir de US$ 499 nos EUA. O mais interessante dessa versão nem a tela. Na minha opinião, é o detector de apneia do sono.
Apneia do sono
O Series 10 será o primeiro Apple Watch a apresentar detecção de apneia do sono, usando o acelerômetro do smartwatch para monitorar a respiração do usuário durante a noite. É uma condição que faz com que as pessoas parem de respirar repentinamente enquanto dormem e é normalmente detectada usando equipamentos que monitoram o coração do paciente, padrões respiratórios, atividade cerebral e até mesmo movimentos dos membros. Se o Series 10 detectar sinais de apneia do sono, ele alertará o usuário e fornecerá um relatório detalhado que pode ser compartilhado com um médico. O novo recurso está chegando, além do Apple Watch Series 10 e do Ultra 2, ao Apple Watch Series 9.
Apneia do sono é um distúrbio que faz com que você pare de respirar enquanto dorme. Apneia do sono é um recurso no qual os fabricantes de wearables vêm trabalhando há algum tempo, com a Samsung sendo liberada pelo FDA para rastreamento de apneia do sono com o Galaxy Watch no início deste ano. A Apple diz que está usando o acelerômetro em seus relógios para monitorar uma nova métrica que chama de “distúrbios respiratórios”. Você poderá ver seus valores de distúrbios respiratórios noturnos no aplicativo Health.
A empresa espera obter a liberação do FDA para seu recurso de detecção de apneia do sono em breve, e planeja lançar o recurso em mais de 150 países e regiões. A empresa diz que sua detecção de sono foi validada em um estudo que foi “sem precedentes” em tamanho para a tecnologia de apneia do sono.
Novo design para o Apple Watch
O novo Apple Watch Series 10 tem apenas 9,7 milímetros de espessura, o que o torna 10% mais fino que o Apple Watch Series 9. A Apple diz que sua tela OLED maior, a maior usada em um Apple Watch até hoje, permite que o wearable exiba uma linha extra de texto na tela, facilitando a verificação de e-mails e mensagens pelos usuários rapidamente.
Alimentado pelo novo chip S10 da Apple com um mecanismo neural de quatro núcleos, o Series 10 apresenta um acabamento em alumínio polido e uma nova parte traseira de metal integrando as várias antenas do smartwatch. Ele ainda é resistente à água em profundidades de 50 metros e inclui uma bobina de carregamento maior, permitindo cargas mais rápidas. A bateria do Series 10 pode ser carregada até 80% da capacidade em apenas 30 minutos.
O 10º Apple Watch chega após quase uma década de atualizações para o smartwatch da empresa. A Apple inicialmente focou em comercializá-lo como um acessório de moda e companheiro do iPhone, mas o Apple Watch se tornou uma ferramenta vital de saúde e condicionamento físico por meio de atualizações de hardware e novos recursos adicionados ao watchOS.
Nova geração
O Series 10 sucede o Apple Watch Series 9 do ano passado, que introduziu recursos como um gesto de “toque duplo” que permite atender chamadas com uma só mão, uma tela mais brilhante e um novo S9 SiP (System in Package), oferecendo processamento mais rápido no dispositivo para solicitações da Siri.
Antes disso, o Apple Watch Series 8 adicionou sensores de temperatura para melhor monitoramento da saúde, bem como detecção de falhas, e estreou junto com o Apple Watch Ultra, apresentando uma tela maior, botões extras e um design mais robusto e durável para ajudá-lo a competir com produtos focados em atividades ao ar livre de empresas como Garmin e Suunto.