Apple se rende e trará IA como diferencial em futuros produtos
As novidades apresentadas pela Apple na abertura da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024 foram impactantes dentro do universo dos produtos da Apple – apesar de muitos já não serem novidades para usuários do sistema operacional Android. Seja no iPhone, iPad e computadores Mac, as novas funcionalidades comprovam o que já era esperado: a Inteligência Artificial (IA) generativa será muito forte dentro dos produtos da Apple no sistemas operacionais dos produtos da maçã (iOS 18, iPadOS 18 e MacOS Sequoia).
>>>Clique aqui para ler mais sobre a Apple
Apple Intelligence
O chamado Apple Intelligence trará os recursos de inteligência próprios da Apple e terá um aliado de peso: o ChatGPT, da OpenAI. Essa dobradinha trará muitos ganhos para os usuários da Apple. São vários recursos como mostraremos abaixo. Porém, alguns, enquanto jornalista, achei mais relevantes como transcrição e resumo de chamadas, encontrar fotos e vídeos facilmente e remover coisas em fotos. Porém, tem muito mais. Vamos mostrar agora cada um dos itens que nos chamou atenção. Confira:
1 – Transcrição e resumo de chamadas
Como bem disse, não só pra jornalistas, mas para pesquisadores, e até professores e alunos que gostam de gravar seminários ou aulas, esse recurso vai facilitar demais a vida. A promessa é que, através dos apps Telefone e Notas, os usuários do iPhone poderão fazer uma gravação e depois solicitar uma transcrição da gravação ou mesmo um resumo do que foi gravado. Isso é algo que fará uma economia de tempo muito grande. Vou testar, provavelmente, no meu iPad, visto que o meu iPhone atual, o Pro 14, não receberá esse recurso.
2 – Encontre fotos e vídeos facilmente
Quando você tem que procurar fotos e vídeos e sua fototeca é um caos. Então, a novidade das atualizações de sistema permitirão que você descreva o que procura e essas fotos/vídeos chegarão diretamente para o usuário. Bom demais para ser verdade? Veremos em breve.
3 – Remova objetos em fotos agora na Apple
Outro recurso muito usado já por usuários de Android, com ele será possível selecionar o objetvo ou mesmo pessoas ao fundo e eliminá-los com apenas um toque. A imagem original será preservada. A verificar a qualidade dessa eliminação de objetos. Ansioso para testar.
4 – Siri da Apple mais natural
Com o Apple Intelligence e a ajuda do ChatGPT, a esperança dos usuários e a promessa da Apple é uma Siri mais eficiente e natural. A promessa da Apple é uma assistente virtual que compreender melhor os comandos dos usuários e reproduz com qualidade o que é pedido. Será? Veremos em breve.
5 – Image playground
O usuário Apple, bem como o de Android, poderá criar imagens no estilo de ilustração, animação e esboço nos apps como Pages, Freeform e Keynote.
6 – App de e-mail recebe mudanças
Haverá priorização de conteúdos dentro do app, bem como exibição na caixa de entrada dividida por categorias.
7 – Notificações terão ordem de prioridade
Quando você receber um e-mail ou mensagem, haverá uma organização por prioridades. Haverá identificação por data e hora para priorizar os mais próximos de acontecer.
8 – Revisão de texto
A revisão de um texto em estilo e adaptação do tom (formal, profissional ou conciso) será uma das novidades. A minha dúvida é se vai começar apenas em inglês ou se em mais línguas.
9 – Image Wand
Você desenha no aplicativo Notas e ao circular o objeto criado, o sistema vai analisar o conteúdo e exibir uma imagem melhorada dele. Veremos.
10 – Criação de emojis
A mais boba, para mim, das novidades é a possibilidade de criar um emoji para suas conversas através do recurso Genmoji.
Dispositivos compatíveis
– iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max
– iPad Pro (M1, M2 e M4) e iPad Air (M1 e M2)
– Todos os modelos de Mac com processador da linha “M”
Preocupação com a segurança
E a segurança para os usuários com essa parceria com OpenAI e com a entrada forte da IA generativa nos dispositivos da Apple? Georgy Kucherin, pesquisador de segurança da Kaspersky GReAT, equipe global de pesquisa e análise, à luz do fato de que a Operação Triangulação, que teve como alvo os iPhones dos funcionários da Kaspersky no ano passado, usou tal recurso para exfiltrar os dados das vítimas. Confira a resposta de Kucherin:
“É louvável que a Apple tenha priorizado a privacidade ao projetar um recurso de aprendizado de máquina no dispositivo. No entanto, é crucial entender que, como os iPhones não são imunes a ataques cibernéticos, esse recurso pode ser mal utilizado se um dispositivo for comprometido. Nossa pesquisa sobre a Operação Triangulação revelou um exemplo claro disso. O invasor aproveitou o módulo de aprendizado de máquina da Apple para extrair descrições de fotos geradas por meio de aprendizado de máquina e depois as enviou para um servidor de comando e controle. Este abuso da aprendizagem automática no dispositivo para extração de dados, o primeiro do gênero relatado pela Kaspersky, confirma que as funcionalidades concebidas para melhorar a experiência do utilizador também podem ser transformadas em armas por agentes de ameaças sofisticados.”