Apple traz rastreamento de movimentos oculares para iPhones e iPads

Não é uma tecnologia nova, mas é muito importante para pessoas com deficiência e agora a Apple anuncia que os novos iPadOS e iOS (sistemas operacionais de iPads e iPhones, respectivamente) trarão para iPads e iPhones o controle dos dispositivos por meio de rastreamento de movimentos oculares.

No site apple.com, a gigante da tecnologia escreveu: “o rastreamento ocular funciona em todos os aplicativos iPadOS e iOS e não requer hardware ou acessórios adicionais. Com o rastreamento ocular, os usuários podem navegar pelos elementos do aplicativo e usar o Dwell Control para ativar qualquer elemento, acessando funções adicionais, como botões físicos, deslizar e outros gestos exclusivamente com os olhos.” O rastreamento envolve a câmera registrando quanto tempo o olhar do usuário permanece em um determinado ponto da tela.

Objetivo da Apple com o rastreamento ocular

A Apple explicou a intenção do projeto e abordou possíveis preocupações sobre a segurança dos dados coletados usando a tecnologia de rastreamento ocular. Ele escreveu: “Projetado pensando em usuários com deficiências físicas, o rastreamento ocular usa a câmera frontal para configuração e calibração em segundos e, com aprendizado de máquina, todos os dados usados ​​para configurar e controlar esse recurso são armazenados com segurança no dispositivo e não são compartilhados com a Apple.”

O rastreamento ocular não é o único aprimoramento planejado no iOS 18 e no iPadOS 18 (um sistema exclusivo para os tablets da Apple que se baseia no sistema para os smartphones da companhia). Para usuários surdos ou com deficiência auditiva, a Apple já oferece Music Haptics. Segundo a empresa, esta é uma nova maneira de experimentar música no iPhone. Os atalhos permitirão que os usuários executem tarefas emitindo sons personalizados.

Segundo a Apple, os Motion Cues têm como objetivo reduzir o enjôo ao usar um iPhone ou iPad em um veículo em movimento. A Apple lançará o iOS 18 e o iPadOS 18 logo após o lançamento do iPhone 16 em setembro de 2024.

Foto: Apple/Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.