Brasileiros usam a internet com extrema insegurança
Um relatório realizado pela Kaspersky, empresa de segurança cibernética, revelou que os brasileiros usam a internet com extrema insegurança. Não é exagero fazer essa qualificação vide que 65% afirmaram não saber comprovar se a página é verdadeira. O relatório “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas” da Kaspersky mostra que em pleno 2023, os brasileiros seguem sem se preocupar com a segurança cibernética. E isso mostra como estão sempre em risco na internet.
“Por mais que as pessoas estejam atentas para não se tornarem vítimas de cibercrimes, 3 em cada 10 brasileiros foram vítimas de golpes ou tentativas de fraude em 2022. Isso acontece porque golpistas estão constantemente aprimorando suas técnicas de persuasão com sites cada vez mais próximos aos originais, layouts semelhantes e URLs que podem parecer verídicas”, informa comunicado da Kaspersky no blog oficial da empresa russa.
Como saber se um site é verdadeiro?
Segundo a empresa de segurança digital, para evitar fraudes e verificar as páginas on-line, a maioria dos entrevistados na pesquisa disse conferir o nome da empresa e o serviço por sites de busca (64%), enquanto outros verificam pela própria URL se o site coincide com o nome da empresa (48%), baixam o app pela loja oficial (44%) ou analisam o conteúdo da página, para buscar indícios de fraude (38%). Entretanto, a maioria deles (65%) admitiu não saber comprovar se a página web era legítima.
Aprenda a desconfiar
“A frase que sempre utilizo para falarmos de golpes on-line: quando a esmola é demais, o santo desconfia. É muito pouco provável que um site irá fazer uma super oferta dessa forma sem a devida divulgação ou até fora de épocas comemorativas. Ainda assim, nesses períodos, é necessária muita atenção aos cliques e aos dados que você está fornecendo. Caso apareça uma boa promoção de um site aparentemente confiável, verifique se o domínio é confiável ou não em nosso serviço gratuito do OpenTIP. É possível evitar um golpe com atenção e paciência antes de perder uma “promoção”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Como evitar ser uma vítima?
Confira algumas dicas dos especialistas em segurança da Kaspersky:
– Baixe apenas programas de fontes oficiais e separe um tempinho para ler a descrição do programa, com informações sobre quem o desenvolveu e as avaliações de outras pessoas que já o baixaram. Isso já ajudará bastante que algum app malicioso seja instalado, porém não evita 100% dos casos.
– No momento da instalação, leia as notificações com atenção, principalmente as permissões que o programa solicita. Exemplo, se uma calculadora gratuita pedir para acessar histórico de navegação e contatos, desconfie! Esses dados não são necessários para fazer cálculos, portanto a intensão real dos criadores do app é obter dados pessoais.
– Fique atento a páginas falsas que visam roubar informações pessoais e financeiras. Para isso, leia com atenção o endereço da página. Caso haja erros de ortografia ou o nome do site não tenha relação com o nome da empresa/serviço que você quer acessar, desconfie e faça uma rápida busca para confirmar se o endereço está correto. Em hipótese alguma ingresse seus dados antes da checagem.
– Para uma navegação tranquila e segura, tenha uma solução de segurança instalada em todos os dispositivos, inclusive no celular. Além de bloquear qualquer acesso a sites fraudulentos, ela também irá bloquear tentativas de instalação de app maliciosos.
A pesquisa completa “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas” pode ser encontrada aqui.