Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio Ceará discute impacto do blockchain no varejo
O Sistema Fecomércio, por meio de sua Câmara de Tecnologia e Inovação (CTI), promoveu, na última quinta-feira (11), uma palestra sobre blockchain no varejo, ministrada por Leonardo Cavalcante, da Aba Blockchain. Na ocasião, o convidado falou sobre o impacto da tecnologia para o mercado, o papel da web 3.0, segurança de dados, as vantagens e limitações da tokenização e sobre como garantir a transformação digital para os negócios.
Definido como um ‘protocolo de confiança’ que permite o compartilhamento seguro e integrado de dados, a tecnologia Blockchain está sendo cada vez mais utilizada na gestão de processos e negócios.
“É uma tecnologia que oferece segurança, autenticidade, auditabilidade, transparência, descentralização, rastreabilidade, confiabilidade e convergência com a lei de proteção de dados, sendo uma tendência no mundo moderno”, disse Leonardo Cavalcante.
Blockchain mais utilizado
De acordo com ele, a tendência é que o blockchain seja cada vez mais utilizado nos pagamentos digitais, seguros, relações de compra e venda, cadeias de suprimentos, gerenciamento de estoques e em todo tipo de transações descentralizadas.
O presidente da CTI, Raniere Medeiros, destacou que sistemas como esses podem contribuir em programas importantes do Sistema Fecomércio, como por exemplo o “Mesa Brasil”, considerado a maior rede de banco de alimentos da América Latina, além de ser do interesse dos sindicatos filiados no desenvolvimento das empresas e das pessoas.
Na ocasião, também foi apresentado o programa de aprendizagem profissional do Senac Ceará, com destaque para o “Jovens Aprendizes”, que proporciona benefícios tanto para o desenvolvimento pessoal dos jovens quanto para a modernização das empresas. O programa do Senac Nacional é constantemente adaptado para atender às novas demandas, especialmente na área de tecnologia e inovação.
Imagem: Storyset/Freepik