Com Inteligência Artificial no foco, Trust Control Summit Fortaleza 2024 trouxe insights e experiências de renomados especialistas em cibersegurança

Troca de experiências, visões de mercado, cases de sucesso, insights e percepções sobre as tendências em cibersegurança. Esses foram os principais pontos desenvolvidos no Trust Control Summit Fortaleza 2024, realizado no último dia 17, no Hotel Gran Mareiro, em Fortaleza. Organizado e realizado pela Trust Control, empresa cearense especializada em segurança cibernética e líder neste segmento no Norte-Nordeste do país, a programação reuniu alguns dos principais gestores e especialistas em cibersegurança do país, além dos maiores fabricantes de soluções do setor. Os participantes vivenciaram um dia repleto de conhecimento, que vão ajudar na efetivação de políticas de segurança para as companhias.

>>>Clique aqui para ler mais sobre cybersecurity

Um dos pontos principais do evento foi marcar oficialmente a comemoração de 15 anos da Trust Control. “A segurança e a confiança são pilares da nossa atuação e do nosso trabalho. Estamos muito satisfeitos porque planejamos por 3 anos realizar este evento e desta vez foi possível. Já temos indicações de quais serão as tendências para os próximos anos em cibersegurança, e precisamos estar à frente, pois as ameaças cibernéticas exigem uma postura ativa, para evitar que os prejuízos comprometam os resultados e a existência das empresas”, disse Alberto Jorge,  CEO da Trust Control.

Tendências

Na abertura do Summit, Cláudio Dodt, Sócio-Gerente da Daryus, abordou o tema “Resiliência Cibernética na Era da Inteligência Artificial”, com reflexões fundamentais sobre a cibersegurança. “Em meio a tantos conflitos globais tradicionais, eu considero que os cibercriminosos estão com um armamento mais poderoso nas mãos do que os exércitos. Com um poder destrutivo muito maior, que pode, sim, afetar vidas humanas, destruir negócios, destruir até governos”, alertou.

“Por isso, a Inteligência Artificial ganha protagonismo, pois até pouco tempo, ela trazia apenas a visão de ficção científica, dos filmes de cinema. Hoje, lidamos com inúmeras ferramentas de IA no nosso dia a dia. Saber como utilizá-las de maneira correta vai fazer a grande diferença, porque os invasores já estão usando essas tecnologias”, reforçou.

Nessa mesma linha, Thiago Ramos, Senior Territory Manager da Tenable, abordou o tema “Antecipando ameaças e construindo indicadores executivos de segurança”. Para ele, as empresas devem estar cada vez mais atentas às vulnerabilidades em seus ambientes de negócios. “O risco real de um incidente de segurança precisa de algumas poucas vulnerabilidades existentes em um ambiente corporativo. E corrigir todas elas é praticamente impossível. É preciso corrigir o que realmente coloca o negócio em risco. Hoje existem ferramentas capazes de identificar riscos em diferentes plataformas, criar uma linguagem única de visibilidade e comunicação desses riscos, para que a empresa conheça seus perigos e possa priorizar uma tomada de ação”, observa.

Painel

Outro ponto alto da programação foi o painel de negócios com Rafael Sampaio, Cofundador da BScash; Eduardo Bayma, Sócio-Diretor da PWR Gestão; e Arthur Capella, Senior Sales Director da Tenable. Eles abordaram o tema “Inovação e transformação digital como pilares da sustentabilidade empresarial: o futuro dos negócios”.

“A Inteligência Artificial está no nosso dia a dia. Acompanhamos atualmente mais de 200 projetos simultâneos pelo Brasil. Podemos constatar que a IA não é para substituir postos de trabalho humanos, mas para otimizar e automatizar processos”, afirmou Eduardo Bayma. “As empresas que pensam em bloquear o uso de IA por seus funcionários podem estar criando um problema ainda maior. É preciso enxergar essas ferramentas de frente. É melhor autorizar e utilizar de uma forma que possa trazer mais eficiência para os negócios”, aconselhou Arthur Capella. “O segmento financeiro é um dos mais visados pelos cibercriminosos, todos os dias temos notícias de ataques. Por isso, precisamos estar preparados, inclusive utilizando os recursos de Inteligência Artificial, porque eles são um fato e todo profissional terá que saber utilizá-los”, constatou Rafael Sampaio.

Para Alberto Jorge, CEO da Trust Control, a avaliação do evento foi bastante positiva, com os objetivos principais atingidos. “O maior intuito do Trust Control Summit foi proporcionar essa troca de informações, conhecimentos e experiências. Dessa forma, estamos  colaborando com o mercado para tornar o ambiente virtual cada vez mais seguro, especialmente para os nossos parceiros e clientes”, afirmou.

Foto: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.