Embraer celebra os 25 anos da competição AeroDesign
A Embraer celebra os 25 anos da competição SAE BRASIL AeroDesign, que se tornou uma referência nacional em geração de intercâmbio e difusão de conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes universitários do Brasil e exterior.
>>>Clique aqui para ler mais sobre a Embraer
A edição deste ano contará com 82 equipes e mais de mil participantes. O evento será aberto ao público no sábado e domingo. A edição de 2023 acontece entre os dias 2 e 5 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, interior de São Paulo.
A competição consiste em avaliar aplicações práticas utilizadas pelas equipes que desenvolvem e efetuam voo de aviões rádio-controlados sob a supervisão de um professor orientador e com o apoio voluntário de diversos profissionais, incluindo mais de 70 colaboradores da Embraer. Cerca de 20 mil estudantes já participaram deste programa educacional. A informação é da SAE Brasil, entidade responsável pela organização do evento desde 1999,
“A competição AeroDesign estimula o empreendedorismo e o interesse dos jovens pela carreira na indústria aeronáutica. Temos muito orgulho de apoiar essa iniciativa desde seu início e poder contribuir com o processo de mentoria dos futuros profissionais”, disse Andreza Alberto, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação.
Pela primeira vez participam da competição duas equipes da Suécia. Uma representa a Universidade de Linköping, cidade onde a Saab, fabricante do caça Gripen, tem unidade industrial.
Desde a assinatura do contrato para o fornecimento dos caças à Força Aérea Brasileira, em 2014, a Embraer e a Saab trabalham juntas no maior projeto de transferência de tecnologia em curso no país. Esse acorda impulsiona o desenvolvimento da Indústria de Defesa do Brasil por meio de empresas locais.
Entre os apoiadores do AeroDesign também está a XMobots. A XMobots é uma empresa investida pela Embraer classificada como a maior companhia de drones da América Latina. A XMobots que surgiu a partir da experiência de seu fundador de participar como estudante das primeiras edições da competição.
Foto: Gerson Fujiki/Embraer/Divulgação