Future Cyber ganha maior dimensão no maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina
A cibersegurança tem assumido o protagonismo no mercado global tamanha sua relevância no cenário econômico. Segundo estudo divulgado recentemente pela ISG Provider Lens Cybersecurity – Solutions and Services 2024 para o Brasil, produzido e distribuído pela TGT ISG, estima-se que, só de grandes empresas brasileiras, 350 milhões de registros foram adicionados aos vazamentos globais de credenciais de brasileiros em sites de e-commerce e redes sociais. Segundo o relatório, as empresas precisam agir “com urgência e visão 360 graus”, protegendo seus dados por meio de soluções de criptografia, entre outros recursos para conter fraudes.
Para ampliar a discussão e jogar luz para esse importante tema, a 24ª edição do Futurecom, maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina terá um palco dedicado para todo o ecossistema de cibersegurança. O Future Cyber trará debates de alto nível junto a renomados executivos sobre melhores práticas e novidades em cibersegurança aplicadas a diferentes verticais. A Futurecom acontece de 8 a 10 de outubro em São Paulo, na São Paulo Expo. Entre os temas principais, haverá painéis que abordarão:
- GenAI, AI e ML Identidade Digital
- Soluções de Missão Crítica
- Segurança Pública e Forças Armadas
- Cloud Data-driven Strategies: Rastreabilidade, Segurança e Monitoramento
- Connected Automation / Cybersecurity / Integração IT-OT
- Regulação e Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber)
- Zero Trust Security Model
- Estratégias e Metodologias para identificação de vulnerabilidades e mitigação de riscos
- Ransomware, soluções de backup avançadas, planos de resposta a incidentes
- Colaboração entre Segurança e Desenvolvimento (DevSecOps)
Painéis da Future Cyber
Entre os painéis que nortearão os três dias do Future Cyber, dia 8 de outubro, às 9h30, há “Quem é o CISO de 2030? Navegando na era da Gen AI entre a técnica, a estratégia e os soft skills”, que tem entre os palestrantes Rodrigo Byrro, managing director da ZRG Partners; Eliane Rodrigues, CISO da Vtex; e como mediador Rafael Silva, coordenador acadêmico do curso de Defesa Cibernética da FIAP. Às 10h45, no painel “Fortalecendo as Defesas Digitais: Estratégias Avançadas e Metodologias de Mitigação para a Segurança Cibernética” estão confirmados os nomes dos CISOS Fabiana Tanaka, da Leroy Merlin; e Leandro Ribeiro, do Hospital Sírio Libanês; juntamente com Pedro Diógenes, diretor técnico Latam da CLM, e sob mediação de Ana Cerqueira, líder na Womcy.
No mesmo dia 8 de outubro, às 14h, acontece o debate “Camadas de Segurança em Redes Corporativas: Como garantir confiabilidade e eficiência?”, com André Tritapepe, sócio-diretor de Segurança da Informação da Cogna Educação; sob mediação de Paulo Baldin, CTO & CISO da Flipside. Às 15h, será a vez da “Gen AI: Identificação de Vulnerabilidade, Guerra dos Bots e Novos Vetores de Ataque”, com Rafael Costa Abreu, director Marketing Planning & Strategy da LexisNexis Risk Solutions; com mediação de Eduardo Paranhos, sócio-fundador do escritório EPG Advogados e líder do Grupo de Trabalho de IA da ABES.
Dia 9 de outubro, às 14h, tem início o painel “Plano de Garantia aos Serviços Essenciais em Situações de Crises”, com Emerson Cardoso, CISO da CPFL Energy; Marcelo do Nascimento Marcelino, Contra-Almirante da Marinha do Brasil; Marcelo Ikegami Motta, Diretor de Cibersegurança e Soluções da Huawei; e Carlos Borella Jr, Co-líder do Comitê de Cibersegurança (ABES) e Líder de Security Assurance Brasil da AWS. “Construindo Resiliência: O Papel do Zero Trust” acontece às 16h20, com Roberta Costa, Senior Security Advisory da Tempest Security Intelligence; Felipe Prado, Security Solution Latin America da Microsoft.
“Quantum Computing: riscos, desafios, impactos e oportunidades para a cibersegurança”, será dia 10 de outubro, às 14h45, com Simone Lettieri, diretora Digital do Meta.
Futurecom
Nesta edição, o Congresso Futurecom, que traz como tema central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”, terá três trilhas de conteúdos e abordará novas verticais como mineração e utilities, que irão se juntar aos setores de agro, varejo, saúde, logística, indústria e governo para apresentar tendências, inovações e soluções sobre o impacto das novas relações homens versus máquinas.
A 24ª edição da feira vai conectar mais de 30 mil profissionais que poderão se atualizar e promover o networking aproveitando o conteúdo do congresso, as reuniões, os debates e a grande exposição, que já conta com grandes marcas confirmadas, o que demonstra a influência do evento para o ecossistema das TICs.
Como líder na integração do universo TIC, o Futurecom facilita a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia. Seu objetivo é oferecer soluções de conectividade e acesso a tecnologias de ponta, além de insights estratégicos para líderes empresariais e empresas inovadoras em diversos setores da economia.
O Futurecom 2024 tem expectativa de superar a edição anterior e levar ao seu evento mais de 250 marcas expositoras, 800 palestrantes e mais de 240 horas de conteúdo disponíveis nas trilhas de conhecimento, em um espaço de cerca de 25 mil metros quadrados.
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay