Mesmo com opção digital, fãs fazem fila para comprar novos games do Mario e do Homem-Aranha no Canadá
Mesmo com a opção da mídia digital para os games Super Mario Bros Wonder (da Nintendo Switch) e SpiderMan 2 (para PS5 da Sony) disponíveis, a madrugada do dia 20 para o 21 de outubro mostrou fãs das duas franquias lotando muitos pontos de venda da GameStop em Metro Vancouver, no Oeste do Canadá, para buscar uma cópia física dos dois games ou pelo menos de um deles.
>>>Clique aqui para ler mais sobre games
Os dois jogos estavam sendo muito aguardados pelos fãs. Mario porque é uma clássica franquia da Nintendo. Além disso, porque é o primeiro jogo 2D da franquia em 11 anos. A franquia ganhou ainda mais força após o lançamento do filme em abril desse ano nos cinemas, o qual foi um sucesso total, e do lançamento da land do Mario no parque da Universal na Califórnia (17 de fevereiro deste ano).
Já SpiderMan 2 foi um sucesso gigante da Sony para o PlayStation no distante setembro de 2018. Agora, os fãs estavam loucos pela sequência e queriam ter o game em mãos o mais rápido possível.
Mas o que tem a mais na mídia física?
Sim, essa foi uma pergunta que eu me fiz e fui em busca de respostas. Não há action figures, pontos extras ou nada parecido. Mas as mídias físicas, em especial da Nintendo têm muita força ainda para colecionadores ou mesmo para revenda, segundo me falou o jornalista Diego Borges, um dos muitos gamers apaixonado pela Nintendo. O mesmo pode ser falado para a mídia física do game do cabeça de teia que a Sony trouxe de ontem pra hoje.
Versão digital disponível
Tanto no eShop da Nintendo quanto em outros players como a HypeGames é possível comprar a mídia digital. A Amazon no Brasil estava vendendo o jogo na pré-venda em 6x sem juros e prometendo entregar a mídia física, ao menos em São Paulo, no dia do lançamento. Não tenho mais como confirmar em outros lugares.
Eu sei do apelo de ter a mídia física. Colecionei mais de 300 games em mídia física. É muito legal voltar as caixas e olhar as artes e, antigamente, os manuais completos até começo dos anos 2000.
Depois de um boom de mídias digitais, será que teremos as mídias físicas fortes novamente? Infelizmente eu duvido muito. A tendência é que os consoles não tenham mais espaço para reprodução de mídias físicas em um futuro próximo – o que é uma pena. Há até rumores de novos consoles da Sony e da Microsoft sem necessidade alguma de mídia física. Uma pena.