N1 IT Stefanini reduz custos operacionais em 20% com aplicação de Zero Touch Experience
A N1 IT, empresa do Grupo Stefanini, com foco em consultoria em cloud services, modern work e segurança digital, implementou o projeto ZTX – Zero Touch Experience – para uma das maiores empresas de aviação do mundo, centralizando a gestão de dispositivos e políticas de segurança, gerenciamento e configuração de equipamentos. A solução eliminou senhas, adotou criptografia em tempo real, padronizou políticas de segurança e reduziu etapas de operação de TI.
Antes da implementação, a configuração de dispositivos apresentava desafios que impactavam a produtividade inicial de novos colaboradores e elevavam custos. A falta de padronização nas políticas de segurança dificultava a gestão de TI e aumentava os riscos de acessos não autorizados.
Solução via cloud
Com a nova solução gerenciada por meio de cloud, mais de 14 mil equipamentos em regiões como Brasil, EUA, Europa e Ásia passaram a contar com recursos como self-onboarding (onde o próprio usuário faz sua configuração), autenticação multifator (MFA), autenticação por certificado digital, single sign-on (SSO) e criptografia avançada. Esses avanços entregaram escalabilidade ao projeto e eliminaram a necessidade de múltiplas senhas, diversas autenticações em aplicativos e reforçaram a proteção contra violações de segurança, promovendo um ambiente digital mais seguro e eficiente.
O tempo necessário para configurar dispositivos acabou gerando uma redução de 72% no tempo de configuração e 20% nos custos operacionais, permitindo maior agilidade na integração de novos colaboradores. Agora, os colaboradores conseguem realizar a configuração total de um novo computador, sem a presença de um analista e sem conhecimento em TI.
Tudo porque com o self-onboarding é necessário apenas conectar com suas credenciais e o dispositivo é configurado como um smartphone, onde tudo já vem pré-configurado, com todas as suas informações de trabalho necessária, seus dados arquivados em outros dispositivos e com a segurança que agora é centralizada, garantindo maior eficiência e redução nos custos. Além disso, as autenticações avançadas e a criptografia robusta aumentaram significativamente a segurança dos dados corporativos.
Operação de TI mais eficiente
A solução não apenas otimizou a produtividade dos colaboradores, mas também tornou a operação de TI mais eficiente e confiável. A abordagem faz parte da oferta Stefanini IA Applications (SAI), que combina hiperautomação, segurança digital e gestão do conhecimento para impulsionar a jornada digital das empresas.
Quando falamos de IA e a segurança, hoje é possível fazer a autenticação dos usuários com o reconhecimento facial e biométrico, além de tornar único o acesso a recursos da rede e aplicações, foi reduzido exponencialmente o número de chamados no TI e o tempo de acesso ao dispositivo. Também é relevante dizer que graças a implementação do ZTX, hoje é possível localizar com precisão onde os recursos de TI estão localizados, graças a Geolocalização precisa e online.
O que era uma incógnita em questão de como estava a atualização de segurança do parque de máquinas ao redor do mundo, onde estavam geograficamente os equipamentos e os usuários estavam, qual o padrão de entrega de dispositivos para cada localidade, como garantir que somente equipamentos da empresa teriam acesso aos recursos da empresa, entre outras dúvidas, hoje é possível dizer que não há mais do que se preocupar, uma vez que todas as informações estão centralizadas e atualizadas para se gerenciar em qualquer momento.
“A implementação do Zero Touch Experience trouxe ganhos significativos. Reduzimos o tempo de configuração, aumentamos a produtividade e economizamos milhares de horas anuais, seja em manutenção, em levantamento de informação, ou no gerenciamento da TI. Além disso, centralizamos as políticas de TI, globalmente falando, reduzimos custos operacionais e fortalecemos a segurança, garantindo um ambiente mais eficiente e confiável. Tudo isso já com a inserção de cloud, sem a necessidade de infraestrutura interna”, ressalta Nivaldo Araújo (foto), CEO de N1 IT.