Os meus cinco jogos mais difíceis

Listas são, notoriamente, algo bem particular. O que para mim podem ter sido os mais difíceis jogos até hoje, para você podem ter sido jogos bem fáceis e vice-versa. Mas navegando pela internet em busca de conteúdo caí em uma lista de 25 jogos mais desafiantes e complicados da história feita por Brittany Vincent para o MSN News. Muitos eu nem consegui jogar em casa ou na casa de amigos. Há preciosidades na lista dela. Inspirada nessa lista, eu resolvi fazer a minha lista dos jogos mais desafiantes. Ela está mais enxuta, com apenas 5 games que eu joguei e achei mais desafiantes. Confira a partir de agora a minha lista do mais ao menos desafiante!

1 – Mike Tyson’s Punch-Out!!

Nintendo

A minha lista começa com um jogo de boxe. Sempre gostei dos games de esportes. Porém, esse da Nintendo era muito irritante. Passei horas com amigos jogando Mike Tyson’s Punch-Out! com amigos no Nintendo Entertainment System (NES) sem chegar ao final com uma vitória consagradora. Os dedos terminavam em frangalhos e alguns controles foram para o lixo devido ao excesso de vontade misturado com a força bruta.

O jogo começava fácil e ia escalando até ficar muito difícil. Era preciso memorizar os golpes dos adversários, seu estilo de ataque e defesa para conseguir vencer. Só a força bruta não resolvia.

E para derrotar Mike Tyson no final, muitos meses se passaram até que um de nós o deixasse na lona, ao menos uma vez.

2 – Driver tutorial

Ubisoft

Bom, se você vencer o irritante tutorial do game Driver, da Ubisoft, parabéns, você é um campeão e poderia seguir para o jogo. O game em si não é dos mais difíceis, mas o tutorial…

Você precisa ser um profissional para cumprir todas aquelas necessárias fases de tutorial. Não há como pular. São manobras complexas, ainda mais para alguém que, como eu, tinha certa dificuldade em jogar no joystick e preferia sempre o teclado (época do PC gamer).

Porém, depois de algumas horas jogando e fracassando, eis a vitória: tutorial finalizado. Depois disso, o game é até interessante, mas o maior desafio já havia sido batido.

3 – Dark Souls

FromSoftware

Dark Souls, um game da FromSoftware, é aquele jogo que você precisa ter tempo e paciência. Não vai ser fácil achar soluções e encontrar formas de vencer adversários rapidamente. Soluções para situações difíceis ou vitórias contra chefões vão demandar tempo e atualizações de armas. Facilmente você terá que tentar 10 vezes ou mais para obter um resultado. O filme anterior ao jogo é tão lindo que motiva você a ir em frente e conseguir zerar esse game. Se for alguém impaciente e sem fé, nem tente.

4 – Commandos: Behind Enemy Lines

Eidos Interactive

Um dos jogos que eu mais gostei de ter jogado em todos os tempos, Commandos: Behind Enemy Lines é um verdadeiro xadrez disfarçado de videogame. Ele foi lançado em 1998. Commandos é um game de tática em tempo real desenvolvido pela espanhola Pyro Studios e publicado pela Eidos Interactive. Você terá missões na Europa e África de infiltração e sabotagem de alvos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Também fará resgates de aliados enquanto tenta evitar ser notado. E qualquer erro pode ser fatal.

O desafio aqui é ser furtivo e saber salvar seus passos a cada instante. Analisar o mapa total de cada missão e estudar os objetivos antes de começar a ação é outro desafio. Se você não gosta de ler sobre a missão e entender como está distribuído seu adversário, ou seja, só gosta de ir para a ação em si, este jogo, definitivamente, não é para você.

Agora, se você conseguir segurar a emoção e se concentrar no que precisa fazer, terá horas de muita diversão, espionagem e aventura em um enredo rico e fases cada vez mais desafiadoras no teatro da Segunda Guerra Mundial.

5 – X-COM: Apocalypse

MicroProse

X-COM era uma franquia de games fantástica e irritante ao mesmo tempo criada pela MicroProse nos anos 90. Isso porque era preciso estar 100% atento a cada rodada. X-COM: UFO Defense estabeleceu esse padrão irritante para jogos em turnos que levava você a ter horas de atenção para evitar um fracasso retumbante em alguns minutos. Todas as missões devem ser encaradas com muita atenção e cuidado para evitar a perda da sua evolução.

E olha, eu fracassei demais. Porém, gostei demais de ter a experiência de viver aqueles dias de jogatina nos anos 90 no meu computador. Eu tenho que admitir que comecei pelo X-Com Apocalypse e ele foi quem me tirou o sono. E com ele eu vivi horas de alegria seguida de minutos de tragédia e desolação. Mas é assim que a vida é muitas vezes também. E como na vida, você levanta, sacode a poeira e tenta mais uma, duas, 20 vezes, até vencer a fase.

E para você? Qual sua lista de 5 jogos mais difíceis da vida?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.