Painel de CEOs no Febraban Tech 2025 debaterá o futuro dos bancos na Era da Inteligência

O setor financeiro tem evoluído a passos largos. Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), do uso massivo de dados e da aceleração digital, os bancos têm se tornado cada vez mais plataformas inteligentes, altamente conectadas, preditivas e sustentáveis. Essa evolução e seus impactos no mercado estarão em debate no Febraban Tech 2025, principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que será realizado de 10 a 12 de junho, no Transamerica Expo Center.
Em sua 35ª edição, que terá como tema central “A aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”, os CEOs dos principais bancos estarão no Auditório Febraban, no dia 10 de junho, das 10h15 às 12h, no painel “O Futuro dos Bancos na Era Inteligente”. Na ocasião, os executivos falarão sobre os avanços da economia e dos negócios que estão redefinindo o mercado e o papel crucial das instituições financeiras.
Integrarão o debate, ao lado de Isaac Sidney, presidente da Febraban:
– Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco;
– Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil.
– Marcelo Noronha, CEO do Bradesco;
– Mario Leão, presidente do Banco Santander;
– Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal;
– Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual;
O painel contará com a moderação de João Borges, diretor de Comunicação da Febraban.
Os líderes do setor discutirão como o uso estratégico de dados e algoritmos está moldando novas experiências para clientes e otimizando operações. Além disso, debaterão também desde novos modelos de negócio até soluções disruptivas que ampliam o acesso ao crédito e aos investimentos.
A pauta da sustentabilidade também terá destaque, especialmente no contexto da COP 30. Os CEOs trarão para o centro do debate a forma como os bancos exercem o protagonismo na transição para uma economia verde, financiando projetos sustentáveis, implementando critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) e promovendo iniciativas que aceleram a descarbonização da economia brasileira.
Outros destaques
Esta edição do Febraban Tech terá a presença do norte-americano Paul Romer, um dos economistas mais influentes e conceituados do século 21, vencedor do Prêmio Nobel em Economia em 2018. Ex-representante do Banco Mundial, Romer foi reconhecido por suas contribuições à chamada “economia das ideias”, que destaca o papel do conhecimento e da inovação no crescimento sustentável.
O principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro receberá também outra renomada palestrante internacional. Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO e publisher da MIT Technology Review, mostrará as tendências em IA, IoT e blockchain, entre outras inovações, e como elas impactam o mundo. A executiva é conhecida por suas previsões certeiras e abordará essa temática considerando, também, as novas formas de inclusão digital e acessibilidade nos mercados globais.
Edição 2025
Depois de bater recorde de público, com 55 mil visitas, em 2024, a edição deste ano irá crescer em relação ao “conteúdo”, reconhecidamente um dos grandes referenciais do evento nos últimos anos. Com 10 auditórios e mais de 120 painéis, o congresso reunirá cerca de 500 especialistas para discutir “A aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”, abordando as conquistas, o potencial e as mudanças que a inovação tecnológica está promovendo no trabalho e no dia a dia da sociedade.
Os debates terão um espaço inédito e com inovações. Com o palco no centro e giratório, para receber alguns dos keynote speakers do congresso, o Auditório Febraban terá maior número de congressistas. Em outros momentos, se dividirá em quatro auditórios – ano passado eram três – aumentando também o número de painéis.
Estes palcos, somados aos auditórios “Cases”, “Inovação & Novos Negócios”, “Imersão”, “Arena Fintech”, além dos Workshops, irão receber painelistas que se dividirão em 12 trilhas, todas permeadas pelo tema central do evento.
As trilhas temáticas do Febraban Tech 2025 serão:
– Beyond Banking e a nova era da hiperpersonalização
– As mudanças socioeconômicas que vêm com a IA
– Open Finance e as novas fronteiras da transformação bancária
– On-chain e o próximo passo dos ativos digitais
– IA e futuro orientado a dados
– Tendências emergentes moldam o setor
– IoT, conectividade e velocidade na transformação dos serviços financeiros
– Cibesegurança resiliente e privacidade na era da IA
– Nuvem híbrida: A estratégia competitiva do setor financeiro
– COP30: Bancos na liderança da transição para finanças verdes e sustentáveis
– Governança 2.0 e inclusão financeira: Inovação com propósito no ESG
– O ecossistema dos microsserviços das fintechs.