Parceria com multinacional Huawei ampliará formação de jovens em novas tecnologias

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, e o presidente da Etice, Francisco Barbosa, representaram o Governo do Ceará em reunião com executivos da multinacional de telecomunicações Huawei e com o reitor do IFCE, Wally Menezes. O encontro, realizado dia 26/2, no IFCE/Fortaleza, tratou sobre a qualificação de professores em tecnologia e a ampliação do trabalho já realizado entre o Instituto e a multinacional na formação de jovens. Também foi pontuado o interesse da empresa em implantar laboratórios de Inteligência Artificial em unidades do IFCE pelo estado.
Pela Huawei, participaram executivos do Departamento de Desenvolvimento de Parceiros de Talentos de TIC: Sun Gang (diretor); Zhang Jing (gerente Sênior); e Eric Chen (gerente). Para eles, a titular da Secitece apresentou a expertise do estado em CT&I e rede de Educação Superior e Profissional, destacando a parceria entre governos estadual e federal para a expansão e o fortalecimento das universidades, a exemplo da colaboração do Governo do Ceará, a partir da antiga sede da Secretaria de Segurança Pública estadual, que abrigará o novo campus IFCE São Gerardo, na avenida Bezerra de Menezes.
Atualmente, o Ceará conta com sete universidades (três estaduais, três federais e uma privada), além do IFCE. Uece, UVA e Urca integram as instituições de ensino superior de responsabilidade estadual e vinculadas à Secitece, que também coordena as ações de educação profissional, tendo o Instituto Centec como órgão contratado para a execução das atividades na capital e no interior.
O reitor Wally Menezes mostrou como se dá a atuação do IFCE em todo o estado e afirmou que a Huawei é uma parceira-chave na meta de formar 100 mil jovens na área tecnológica – já foram 25 mil estudantes beneficiados no trabalho conjunto com a empresa chinesa. Wally Menezes destacou, ainda, os espaços dedicados à Huawei em Fortaleza e Jaguaribe, celeiros de novos talentos na área tecnológica.
Além dos gestores do IFCE, também participaram do encontro o diretor de Educação e Responsabilidade Social da Huawei Brasil, Victor Montenegro; o Relações Públicas da Huawei Brasil, Luís Jorge; o coordenador da Huawei Academy do IFCE Campus Fortaleza, Moacyr Regys, o diretor administrativo-financeiro do Instituto Iracema, Neyrobson Vasconcelos; Ana Beatriz Araújo, aluna da Huawei Academy e outros convidados. A visita teve o acompanhamento e a tradução simultânea do assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque.
“Queremos criar e apoiar um ecossistema de talentos em vários continentes. Fiz questão de vir ao Brasil conhecer os projetos e a diversidade de cursos que vocês oferecem. Esse é um processo muito importante para nós”, destacou Sun Gang. Os executivos aproveitaram para conhecer os projetos desenvolvidos na Academia Huawei no IFCE e a trajetória que faz com que o Instituto seja referência nesse sentido. O case do IFCE foi escolhido, pela pela companhia chinesa, como um dos quatro mais relevantes do mundo durante o evento Huawei Connect, em Xangai, na China, em setembro de 2024.
Com informações do IFCE
Fotos: IFCE/Secitece