Por que considero os iPhones 16 Pro e Pro Max os maiores fracassos recentes da Apple

Sim, eu considero os iPhones 16 Pro e 16 Pro Max como os maiores fracassos recentes da Apple. Eu tiro os iPhones 16 e 16 Max da lista porque, em relação aos modelos 15 eles tiveram um bom salto evolutivo. Estão, na atual geração, bem próximos dos iPhones 16 Pro e 16 Pro Max. E os mais caros smartphones da Apple não trazem nada muito atrativo em relação aos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max. Em outras palavras, guarde seu dinheiro e aguarde o que o futuro tem a dizer. Mas só isso? Não.

>>>Clique aqui para ler mais sobre a Apple

Desde a WWDC 2024, que anunciou a maior mudança no sistema operacional os iPhones com a adição do Apple Intelligence, a Inteligência Artificial (IA) da Apple, que muito se esperava dos novos aparelhos. Afinal, apesar dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max serem compatíveis com a Apple Intelligence, os iPhones 16 seriam feitos totalmente para a IA da empresa. Mas cadê?

Os 4 novos modelos de iPhones vieram sem o Apple Intelligence. O recurso chega para os EUA em outubro e até dezembro países como Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia devem ganhar acesso a IA da Apple. Isso porque o iOS 18 não trouxe a maior novidade da empresa no ano. Apenas a partir do iOS 18.1 e até o 18.4 é que os usuários poderão usar a maior novidade já anunciada nos novos iPhones.

Eu acho absurdo que a Apple tenha atrasado tanto a chegada do que poderia ser o mais importante movimento da empresa para se destacar no mercado. Os concorrentes como Samsung e Google já trouxeram a IA deles e a apresentaram com seus novos smartphones.

Nunca na história da empresa uma atualização importante foi entregue tão atrasada. Muito importante, talvez muito difícil para as equipes internas da Apple, a não presença da IA reduziu as vendas dos aparelhos – aliados a pouquíssimas mudanças de hardware dos smartphones e a competição no mercado chinês. Segundo postagem de Ming-Chi Kuo, analista especializado em Apple, as vendas ao final da primeira semana do iPhone 16 foram 12,7% menores (37 milhões de unidades) que o iPhone 15. Embora as vendas do iPhone 16 Pro Max tenha tido aumento, a demanda geral pelos modelos Pro foi inferior ao ano anterior.

Outro dado relevante na análise que aponta para a decepção, em especial com os modelos Pro e Pro Max, está nas vendas do iPhone 16 Plus que registrou crescimento de 48%, enquanto as vendas do iPhone 16 Pro caíram 27% e as do iPhone 16 Pro Max caíram 16%.

Tiro no pé

Parece que a Apple confiou tanto no Apple Intelligence que acabou dando aos modelos não Pro de iPhones recursos demais. O processador é um A18 enquanto o do Pro é A18 Pro. Nos anos anteriores, os modelos não Pro viam com processador do Pro da geração passada. E os botões Action e de controle de câmera vieram em todos os quatro modelos e não apenas nas versões mais caras. Sendo assim, se é para trocar, por que gastar mais?

E agora?

Ming-Chi Kuo acha que alguns fatores podem reverter essa queda como o lançamento do Apple Intelligence, promoções na China, EUA e Europa. Ele pode estar certo, mas acredito que muita gente pode segurar a compra para o modelo 17 e esperar como a IA da Apple vai realmente funcionar a prática.

Enfim, acredito que esse sem dúvida foi o maior fracasso da Apple nos lançamentos de iPhones. Sim, já vimos modelos mais fracos, mas nenhum veio com tanta promessa de ser o mais inteligente e cheio de evolução. Sem o Apple Intelligence não passa de um embuste. É melhor guardar seu dinheiro ou comprar o iPhone 15 Pro ou 15 Pro Max.

Parece que o manto de ilusão da Apple foi finalmente destruído. Será que isso fará a empresa finalmente se mobilizar para trazer mudanças de hardware mais significativas para a versão 17 ou veremos ela apostar muito mais na IA para atrair seus usuários para novos iPhones? Veremos. Eu vou aguardar. E você?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.