Projeto voltado a eficiência operacional com o uso de inteligência artificial é vencedor Hackathon de IA Generativa da Appian
A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, em parceria com BITI9, anunciam o vencedor da primeira edição do Hackathon de IA Generativa | Appian. A maratona livre de inovação teve como desafio o desenvolvimento de protótipos de inteligência artificial que automatizem tarefas e otimizem processos, voltados a atividades estratégicas nas operações da companhia. Os vencedores foram conhecidos em um demo day.
O grupo formado por Felipe Altieri Pereira, Gabriel Nunes de Lima Caetano e Victor Moura Cruz, são os vencedores da temporada 2024 do programa de inovação com o projeto Inovação Inteligente, que tem como objetivo desenvolver uma IA avançada que tenha uma compreensão aprofundado nos processos internos da Appian, fornecendo para a máquina normativos, documentos internos e procedimentos da empresa como banco de dados.
“Ficamos muito empolgados, agarramos a oportunidade para apresentar uma solução com bom potencial de resultados, que seja benéfico a todos da companhia. Foram duas semanas intensas, com muito empenho e colaboração para criar um projeto consistente, inovador e replicável. Porém, com o apoio da equipe e da mentoria, tudo fluiu de maneira muito natural. Somos movimento e levamos a mineração de forma inteligente e divertida, e o Hackathon levou muito a sério esse espírito. Que venham muitos outros desafios!”, comemora Felipe Altieri Pereira, líder da equipe vencedora.
A importância do projeto vencedor
A solução Inovação Inteligente permitirá a maior eficiência na condução de processos internos, reduzindo atrasos, além de otimizar o tempo dedicado da equipe em procedimentos considerados burocráticos. “Seguimos com o compromisso de fomentar e desafiar o modo tradicional de pensar, instigando a inovação e criando conexões de impacto que promovam resultados na empresa e nas pessoas. E isso só foi possível graças ao alto nível de engajamento dos participantes, o que também contribui para o empreendedorismo no seguimento de mineração, além de estimular o desenvolvimento de novos talentos”, conta Paulo Castellari, CEO da Appian Capital Brazil.
Incentivo a inovação e uso de novas tecnologia: Appian Demo Day 1ª Edição
A primeira maratona de inovação Hackathon de IA Generativa foi formada por 11 grupos de trabalho. Ao todo, 08 projetos foram à fase final de apresentação. Os trabalhos foram avaliados por um corpo de jurados o qual fizeram parte Paulo Castellari (CEO da Appian Capital Brazil); Ângelo Miranda (Gerente de Melhoria Contínua e P&D); Thiago Novaes (Coordenador de Inovação Tecnológica); Martin Luther Silva (CEO BITI9); e Elis Santana (Coordenadora de Inovação da Mining Hub). Os números que dessa jornada de tecnologia mostram o empenho e a dedicação deste programa que veio para ficar. Ao todo, 32 pessoas trabalharam na organização do evento, apoiando 25 participantes ao longo de 40 horas de mentoria e 8 horas de conteúdo intenso. No total, foram 360 horas voltadas à inovação, resultando em impressionantes 100 milhões de tokens movimentados, que equivale a um livro de 300 páginas.
“Fiquei muito contente com o que foi apresentado. O engajamento de todos foi fundamental para o sucesso da maratona disruptiva. As equipes participantes uniram seus conhecimentos e experiências nas minas para propor soluções capazes de trazer avanços significativos para as atividades. É, certamente, uma boa prática inovadora para o setor de mineração”, afirma Elis Santana, Coordenadora de Inovação da Mining Hub, iniciativa do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) voltada à inovação do setor mineral.
Para saber mais sobre a empresa e seus produtos, acesse o site.
Imagem: Trend Micro/Divulgação