Ter uma boa nota no Francês pode abrir seu caminho para imigrar para o Canadá
Sim, o francês é um caminho e dos bons. Tirar um 7 na prova do francês, seja o TCF (Test de Connaissance du Français) ou o TEF (Test d’Évaluation de Français), pode te ajudar no plano de imigrar para o Canadá. Eles são os dois balizadores usados pelo governo canadense para saber o nível de francês do candidato que deseja alcançar o visto de residente permanente (permanent resident ou PR em inglês).
De 7 de julho para cá, 8,700 pessoas foram convidados pelo IRCC para aplicar (Invitations to Apply or ITAs em inglês) no Express Entry. A nota mínima foi de 375 pontos no Comprehensive Ranking System (CRS) e a máxima, no período, foi de 486 pontos. Na maior parte do tempo, as notas foram na casa dos 400 pontos como poderá visualizar na tabela abaixo.
>>>Clique aqui para saber mais sobre o Canadá
Eu não sou e nem quero ser consultor de imigração. Mas se você passou dos 40 e não tem senioridade em nada que interesse ao Canadá, ou seja, não está na área de saúde, agricultura, trades ou nos trabalhos STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematic ou em português Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) talvez seja o único caminho.
Alguém vai sempre dizer: tem muita vaga em qualquer setor de TI. Não é verdade. Se você é júnior, pouco experiente vai sofrer um bocado e talvez nem consiga emprego aqui. O tempo de bonança passou. Os layoffs botaram muita gente experiente aqui no Canadá para fora do mercado e, logicamente, muitos deles estão na frente na luta por um lugar ao sol.
O francês pode me ajudar
Eu sugiro que você não acredite no conto da sereia. Eu estou na luta, buscando meu lugar ao sol. Estudando francês agora com a possibilidade de abrir o caminho para o visto de residência permanente. Se vou conseguir isso é uma história a ser relatada no futuro, mas eu sei o caminho e terei os 3 anos do Post Graduate Work Permit (PGWP) para buscar isso. Vamos em frente! A luta só está no começo!
O que é Express Entry?
O Express Entry é um sistema de gerenciamento de aplicativos que supervisiona três programas proeminentes de imigração econômica: o Federal Skilled Worker Program (FSWP), o Canadian Experience Class (CEC) e o Federal Skilled Trades Program (FSTP).
O Express Entry usa o Comprehensive Ranking System (CRS) para avaliar os candidatos com base em seus fatores de capital humano e, em seguida, atribui uma pontuação. Os fatores de capital humano podem incluir experiência profissional, capacidade linguística, educação, idade e ocupação.
Aqueles com a pontuação CRS mais alta têm maior probabilidade de receber um Convite para Aplicar (ITA) para residência permanente em um próximo sorteio do Express Entry.
Assim que o candidato receber um ITA, ele poderá enviar sua inscrição ao IRCC.
Para saber mais, sugiro uma pesquisa profunda no site do governo. Clique aqui para acessá-lo.
Imagem: Rawpixel.com/Freepik