Testei o Apple Vision Pro na Apple Store do Canadá
Sim, essa semana estive em uma Apple Store em Metro Vancouver, no Canadá e tive a possibilidade de testar por cerca de 15 minutos o Apple Vision Pro que chegou há poucos dias ao país. Ele custa aqui $ 4.999 sem contar as lentes (para quem usa óculos) e impostos. E o que eu achei? Lindo, imersivo, mas inútil. Como assim? Vou tentar explicar.
O Apple Vision Pro é um produto de Realidade Aumentada/Virtual que pretende ser um computador, um computador espacial. E o que seria um computador? Um equipamento só para diversão ou também para trabalho? Eu diria que mais para trabalho que diversão. E o nosso belo e imersivo Vision Pro é muito mais voltado para diversão que trabalho.
Ah, Daniel, mas já foram feitas dezenas de cirurgias na Índia usando o óculos da Apple. Se você entende que na Índia temos bilhões de pessoas e foram feitas pouco mais de 30 cirurgias com ele, as quais poderiam ser feitas sem ele, segue sendo uma peça decorativa ou de propaganda a utilização dele para trabalho.
Diversão e não trabalho
Na demonstração que tive acesso tudo foi direcionado para a diversão e o lazer. Foi muito rápido o tempo dedicado ao quase poderia ser considerado trabalho: acessar e-mails, navegar pela internet. Então, posso deduzir que mesmo os funcionários da Apple foram treinados para levar o visitante a se convencer a comprar o equipamento pela diversão solitária, por mais que seja possível visualizar as demais pessoas ao seu redor. Sim, é um produto para deixar você no seu mundinho. Ah, mas é possível interagir digitalmente com outras pessoas usando aquelas personas horríveis. É verdade. E até interagir com o mundo real se você quiser.
Temos quase toda a demo voltada para fotos, vídeos, filmes/séries, jogos e outras funções nitidamente para diversão e entretenimento. Aí você pode dizer, seria ótimo em aeroportos, enquanto espera para ser atendido no médico e coisas similares. Ora, o smartphone pode prover entretenimento por um preço bem inferior ao caríssimo Apple Vision Pro.
Imersão
A possibilidade de “se fechar” para o mundo exterior girando a coroa e controlando a visibilidade dele é impressionante. Você realmente vai se sentir numa sala de cinema vendo seu filme no Apple Vision Pro. As visualizações de fotos panorâmicas e, principalmente, as fotos e vídeos feitas com o Vision Pro, nos dá uma sensação de imersão fantástica.
Um dos vídeos é de uma moça tentando se equilibrar em uma fita a sei lá quantos mil metros do chão e sem rede de proteção. Ela está presa apenas por cabos entre dois precipícios. Você consegue visualizar tudo e se sentir ali do lado dela. Quando uma bola de basquete vem em sua direção, você pode se assustar. O mesmo quando um animal joga água na sua direção. Ou quando sopram uma vela de um bolo de aniversário na sua frente. É tudo muito imersivo. É tudo muito lindo. Mas e daí?
É um óculos de realidade virtual/aumentada parrudo, mas segue sendo só isso. Tem potencial para virar um computador? Acho que teria porque a própria Apple não parece muito disposto a seguir evoluindo e lançando mais produtos nessa linha.
Futuro do Apple Vision Pro
Segundo o MacRumors eles não desistiram da linha, mas do segundo Pro. Vão focar em um produto mais barato. Talvez as vendas estejam mostrando para a Apple que a mordida foi forte demais, até para ela. Já há outros especialistas falam que tanto o modelo de Vision Pro 2 quanto o mais barato foram cancelados devido à baixa venda do atual Vision Pro. Não há certeza de nada, mas eu acho, sinceramente, que a Apple vai matar esse produto aos poucos. O produto não teve volume. Depois do boom do lançamento já começou a cair no esquecimento. Apenas notícias como essa de cirurgias feitas pelo Vision Pro trazem à tona o produto. Muito pouco, muito pouco mesmo. O futuro dele, exceto se algo extraordinário acontecer, é sair de linha silenciosamente.