Troque seu MacBook por um iPad

Em 2023 essa é uma frase que é muito válida. E não falo somente do modelo iPad Pro com chip M2, mas o iPad Air de 5ª geração com chip M1 também pode ser muito útil para substituir seu MacBook Pro e Air, respectivamente.

>>Novo iPad Air está em produção e terá importante atualização

>>O iPad será dobrável em 2024?

Parece uma premissa incorreta pelo poder ainda superior multitarefa ou pelo custo dos acessórios que terão que vir para transmitir a potência que um MacBook Air ou Pro sozinhos te darão. Porém, as evoluções de multitarefa, o desempenho, a versalidade (ser tablet e laptop) e a maior portabilidade vão mostrar que sim, está na hora de pensar nessa mudança.

Um parênteses aqui. A minha impressão e vendo alguns comentaristas especializados em Apple, é que a empresa está caminhando para em alguns anos matar o MacBook Pro e deixar algumas linhas de iPads como o Pro tão poderoso o bastante para ser ele a ocupar o espaço do MacBook Pro. É algo que ainda parece distante, mas eu não eliminaria do radar.

Veja, a potência trazida pelo chip M2, a versalidade, a qualidade de tela do tablet, o desempenho da bateria e os ótimos acessórios, já fazem o tablet mais robusto. Existem, claro, alguns problemas ainda com muitos softwares com recursos ainda capados ou inexistência de compatibilidade. Porém, acredito que isso é questão de tempo para ser resvolvido. Mais uma ou duas gerações dos potentes tablets e o mercado irá se ajustar.

Mas vamos há algumas avaliações sobre pontos fortes dos tablets, em especial aqui, os iPad Pro 2022 de 12,9 polegadas e 11 polegadas (com chip M2) e o iPad 5 (10,9 polegadas).

Desempenho

Os modelos iPad Pro 2022 de 12,9 polegadas e 11 polegadas são alimentados pelo chip M2 da Apple. Isso dá a eles um poder de processamento mesmo para tarefas exigentes como edição de fotos e vídeos. Logo, a tarefa de produzir, profissionalmente, já não é restrita aos laptops.

Já o iPad Air 5 é equipado com o chip M1 da Apple, proporcionando excelente desempenho para tarefas cotidianas e aplicativos criativos. Ele é similar ao poder do MacBook Air com chip M1 e é possível de realizar muitas tarefas, inclusive edições de vídeos e fotos. Logicamente, com poder de processamento inferior ao chip M2.

Tela

O modelo de 12,9 polegadas possui uma tela Liquid Retina XDR com tecnologia ProMotion, enquanto o modelo de 11 polegadas possui uma tela Liquid Retina com ProMotion. Ambos os monitores oferecem excepcional precisão de cores, brilho e rolagem suave. Isso para quem trabalha, mais uma vez, com edição de fotos e vídeos, é um salto qualitativo muito grande. Imagine estar em um campo de futebol ou mesmo em trabalhos externos e com a facilidade e portabilidade do tablet, conseguir editar fotos e vídeos (não apenas vídeos curtos, mas vídeos longos) em um tablet. Muito mais simples e prático.

No caso do iPad Air 5, a tela é a Liquid Retina de 10,9 polegadas com tecnologia True Tone. Ela oferece cores vibrantes e detalhes nítidos, tornando-a ideal para consumo de mídia e produtividade.

Opções de armazenamento

Os modelos iPad Pro 2022 estão disponíveis em capacidades de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB e 2 TB, atendendo a uma variedade de necessidades do usuário. Isso é importante pensando em edição de fotos e vídeos. Lógico que hoje com a nuvem podemos subir as produções rapidamente e limpar nosso espaço de armazenamento. Porém, é sempre importante saber que há um slot mais robusto e pronto pra armazenar vídeos e fotos em grande quantidade.

O iPad Air 5 vem com capacidades de armazenamento de 64 GB e 256 GB. Vê se que ele tem armazenamento com menos opções e é indicado para quem realmente vai ficar ligado em compartilhar quase de imediato seus trabalhos na nuvem para poder liberar espaço no tablet.

Duração da bateria

Ambos os modelos oferecem até 10 horas de duração da bateria, garantindo o uso durante todo o dia sem a necessidade de recarga.

Como os modelos iPad Pro, o iPad Air 5 oferece até 10 horas de duração da bateria.

Compatibilidade de acessórios

Os modelos do iPad Pro são compatíveis com Apple Pencil (2ª geração), Magic Keyboard, Smart Keyboard Folio e uma ampla gama de acessórios USB-C.

O iPad Air 5 é compatível com Apple Pencil (2ª geração), Smart Keyboard Folio e uma variedade de acessórios USB-C. Geralmente os custos de acessórios do Air 5 são levemente inferiores aos do Pro, mas não a caneta. Nesse caso o preço é o mesmo.

Prós e contra

Agora vamos encerrando nosso artigo e, logicamente, para facilitar sua leitura e avaliação, traremos as vantagens e desvantagens de ter um iPad e não um MacBook.

Vantagens

Portabilidade – Os iPads são geralmente mais leves e portáteis do que os MacBooks, tornando-os ideais para uso em trânsito. Mais fáceis de guardar e usar em todo tipo de situação.

Recursos da tela sensível ao toque – A interface da tela sensível ao toque dos iPads oferece uma experiência de usuário única e intuitiva, não disponível nos MacBooks. E ainda você pode usar mais facilmente para diversão, em especial deitado em uma cama de hotel ou mesmo se balançando em uma rede.

Opções de conectividade celular – Alguns modelos de iPad oferecem conectividade celular, permitindo que você fique conectado mesmo quando o Wi-Fi não estiver disponível. O que é uma boa vantagem, apesar da possibilidade de compartilhar sua rede do seu iPhone para seu MacBook.

Desvantagens

Multitarefa limitada – Embora os iPads tenham aprimorado os recursos de multitarefa, eles ainda ficam atrás dos MacBooks no manuseio de vários aplicativos simultaneamente. E isso é um fator que você precisa analisar bastante antes da troca.

Compatibilidade de software limitada – Alguns aplicativos de software profissionais não estão disponíveis ou têm funcionalidade limitada em iPads em comparação com MacBooks. Esse é um fator chave. Você precisa estudar bem os softwares que já usa no MacBook antes de migrar totalmente para o iPad.

Custo potencialmente mais alto com acessórios – O custo de um iPad, juntamente com acessórios essenciais como teclados e canetas, pode exceder o custo de um MacBook. E isso geralmente ocorre, em especial na versão Pro. Mas será que os prós não superam até mesmo esse custo levemente superior?

E aí?

É tentador fazer a troca. Se você analisar os prós e contras, verá que há uma tendência maior para os prós. E nesse sentido, a minha aposta seria no iPad Pro de 12,9 polegadas para substituir o seu MacBook Pro em 2023. O iPad Air 5 é uma boa aposta para trocar pelo MacBook Air. Sem dúvida alguma, quando a Apple introduziu os chips M1 e M2 nos iPads ela começou a deixar mais robustos os tablets e apontar para um caminho que parece pra mim inevitável: matar os laptops. Parece dramático, mas com os acessórios me parece totalmente viável. Chegou a hora de você analisar com cuidado essa possibilidade.

1 comentário em “Troque seu MacBook por um iPad

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.