Recrutamento digital: especialista explica os desafios de humanizar a relação com os candidatos

A Nexti, plataforma digital de tecnologia para gestão de capital humano (HCM), destaca a importância da humanização no recrutamento digital, especialmente em um momento em que a tecnologia assume cada vez mais protagonismo nos processos seletivos.

>>>Leia mais sobre emprego aqui

“O recrutamento digital oferece diversas vantagens, como agilidade, eficiência e alcance global. No entanto, é importante lembrar que, do outro lado da tela, estão pessoas com sonhos, expectativas e ambições”, afirma Marcelo Gomes, CEO da Nexti.

“Humanizar a experiência do candidato é fundamental para construir uma marca empregadora forte e atrair os melhores talentos”, complementa.

Talentbrand

Recentemente, a Nexti anunciou a entrada no mercado de recrutamento com a aquisição da Talentbrand, que se soma ao portfólio da empresa no setor. O diretor de Novos Negócios da Startup, Gabriel Faccioli, revela que o processo de recrutamento e seleção tem como objetivo auxiliar o departamento de Recursos Humanos a otimizar o tempo, porém, não deve ser utilizado para ficar numa zona de conforto e deixar a comunicação com os candidatos robotizados. Falhas nesse processo, podem, inclusive, prejudicar a imagem da marca.

“O postulante à posição de vendedor em uma renomada empresa supermercadista recebe, de forma inesperada, um feedback desprovido de humanização e assertividade. O texto carece de especificações quanto aos motivos que resultaram em sua não seleção. Essa experiência rapidamente faz com que o candidato sinta-se desvalorizado, podendo criar uma associação negativa com a imagem da marca”, ressalta.

Transparência

Uma ação positiva, como a justificativa plausível na vaga de vendedor, seria dizer de forma clara e direcionada o motivo pela não aprovação no processo seletivo. “Existem ações que as empresas podem executar para que realmente o RH tenha um papel fundamental no impacto para a comunidade”, explica.

Essa ação, na avaliação de Faccioli, trará resultados positivos para o posicionamento institucional da empresa.

“O impacto que temos com essas ações de retorno para o candidato faz com que a marca empregadora se torne muito mais atraente. Enxergar realmente o que o mercado vê sobre a sua marca faz com que esses clientes virem consumidores em potencial. Na Nexti, nós acreditamos muito nessa relação, no impacto que a humanização no processo traz para o processo eletivo para a comunidade como um todo”, conclui.

Image by storyset on Freepik

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.