Acer compromete-se com neutralidade de carbono para a linha Vero
A Acer divulga o seu compromisso com a neutralidade de carbono para a sua linha Aspire Vero, começando pelo novo Aspire Vero 16 (AV16-51P). A Acer tomou a iniciativa de reduzir o seu impacto ambiental proveniente da matéria-prima, utilização e distribuição dos seus dispositivos, quaisquer emissões de carbono restantes serão compensadas por créditos de carbono de alta qualidade para alcançar a neutralidade.
Seguindo padrões internacionais (incluindo, mas não limitado a, ISO 14067 e PAS2060) para cálculo da pegada e neutralidade de carbono, ações são tomadas em cada etapa do ciclo de vida do dispositivo (o ciclo de vida inclui matéria-prima, fabricação, distribuição, uso e descarte) para minimizar sua pegada e, então, créditos de carbono de alta qualidade serão aplicados para atingir a neutralidade. A pegada de carbono será validada por terceiros de acordo com a ISO 14067. Depois de implementar as medidas de redução acima mencionadas, a Acer irá então adquirir e retirar créditos de carbono de alta qualidade para atingir a neutralidade de carbono e obter uma certificação de terceiros.
“Para ajudar a enfrentar os crescentes desafios colocados pelas alterações climáticas, do lado do produto, a Acer propõe uma “tecnologia consciente” concebida e fabricada tendo em consciência ao futuro”, diz Jerry Kao, COO da empresa. “Também aderimos à iniciativa RE100 e comprometeu-se a alcançar 100% de eletricidade renovável até 2035. Além disso, nos comprometemos a atingir emissões líquidas zero até 2050.”
Desde seu lançamento, a linha Aspire Vero foi concebida de forma ecologicamente consciente com o objetivo de minimizar a sua pegada de carbono ao longo do seu ciclo de vida. Desde a fabricação até a embalagem e a reciclagem no final da vida útil, cada processo foi examinado e continuamente aprimorado para ajudar a contribuir para menos emissões. O mais recente produto, o Aspire Vero 16 (AV16-51P), tem visto esforços em:
Cor, material e acabamento: o chassi é feito de uma mistura de mais de 60% de plástico reciclado (vs. 30% na primeira geração) e sua superfície não contém compostos orgânicos voláteis, tinta ou aditivos. O touchpad usa plástico oceânico (plástico destinado ao oceano é um tipo de resíduo plástico definido como em risco de acabar no oceano.) na superfície.
Componentes: apresenta os mais recentes processadores Intel Core Ultra, que são mais eficientes em termos de consumo de energia do que as gerações anteriores. Intel AI Boost, a nova unidade de processamento neural integrada (NPU), oferece novos recursos alimentados por IA com extrema eficiência energética.
Embalagem: foram tomadas medidas para reduzir a pegada de carbono, reciclando os resíduos gerados durante a produção e utilizando embalagens 100% recicláveis. Projetos bem pensados permitem que a caixa de papel 100% reciclada e certificada pelo FSC seja facilmente reaproveitada.
Transporte marítimo: a Acer fez parceria com fornecedores de logística para reduzir as emissões dos contentores marítimos padrão, graças ao biocombustível em várias rotas.
Utilização: o software de gestão de bateria AcerSense concentra-se na eficiência energética com quatro modos de desempenho: Eco+, Eco, Balanceado e Desempenho.
Reciclagem e reparo: para desmontagem rápida e fácil para reparo, atualização ou reciclagem, são usados parafusos padrão.
Após a implementação destes esforços de redução de emissões, a Acer retirará créditos de carbono de alta qualidade para alcançar a neutralidade.
Mais detalhes do Acer Aspire Vero 16 serão compartilhados em janeiro em Las Vegas durante a CES 2024 (9 a 12 de janeiro). As especificações exatas, preços e disponibilidade variam de acordo com a região.
Foto: Divulgação