Homem de Yukon é acusado de hackear mais de 300 redes de computadores
A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) de Yukon, no Canadá, efetuou, no último dia 27 de julho, uma prisão de um homem de Yukon suspeito de hackear mais de 300 redes de computador entre 2018 e 2021. Segundo informações do Yukon News, Fearon Steele teria acessado mais de 300 redes de computadores do Oeste do Canadá (BC, Alberta, Nortwest Territories and Yukon).
>>>Yukon man accused of hacking over 300 computer networks
A investigação: mais de 300 redes invadidas
Segundo o Yokon News, as investigações tiveram início após dados serem descobertos em dispositivos apreendidos durante uma investigação de armas de fogo. Supostamente nos devices encontrados estavam dados que poderiam sugerir as tentativas de invasão a mais de 300 redes seguras.
Apesar das tentativas, a polícia descarta que, efetivamente, houve roubo de dados de vítimas durante as tentativas de incursão às redes.
O acusado e possíveis penalidades
Steele recebeu 13 acusações, segundo o Yokon News. Entre elas, de uso não autorizado de um computador e mais nove acusações de dano a dados de computador após a investigação.
Steele compareceu ao Tribunal Territorial de Yukon em 19 de julho para ouvir as sentenças.
Entre em contato com as autoridades policiais
A RCMP orienta a todos que suspeitem terem sido vítimas de crimes cibernéticos ou fraudes para denunciar o crime à polícia local e ao Canadian Anti-Fraud Centre. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 1-888-495-8501.
Para saber mais sobre segurança cibernética, a polícia indica o site Get Cyber Safe.
E agora?
Se comprovadas as acusações o homem enfrentará vários processos. Para nós, usuários, especialmente os que estão morando no Canadá, é preciso não descuidar. Invasores estão sempre de olho em nossos dados. Ter senhas fortes e camadas extras de proteção são fatores importantes. Ter cuidado por onde você está navegando é outro fator importante. Não clicar em links enviados por desconhecidos ou links suspeitos de amigos também é uma boa dica. A internet é muito útil, mas tem perigos como tudo na vida. Fique esperto!
Com informações do Yukon News.
Image by B_A from Pixabay
1 comentário em “Homem de Yukon é acusado de hackear mais de 300 redes de computadores”