Novo recurso para smartphones Android vai economizar bateria
Com a liberação da versão beta do Android para que desenvolvedores façam os testes, uma novidade foi descoberta e divulgada. Segundo Chris Smith da BGR, ao inspecionarem o código do Android 15, Mishaal Rahman, um desenvolvedor, descobriu um recurso que vai impactar na economia de bateria de todos os smartphones que usarem o Android 15, quer dizer, a princípio todos da linha Pixel, do próprio Google. Na sequência, os demais fabricantes terão esse bônus liberado.
Como funciona?
No código inspecionado por Rahman, o novo recurso foi batizado de Adaptive Timeout. Mas como funciona, a pesquisa de Rahman descobriu que o recurso serve para melhorar a privacidade do usuário e ajudar a economizar bateria. Esse recurso irá determinará se você está olhando para a tela e bloqueará a tela se não estiver. O benefício imediato diz respeito à segurança dos dados. Você deve sempre bloquear sua tela. É isso que criptografa os dados e os protege de olhares indiscretos.
O segundo efeito também é bem-vindo. Desligar a tela mais rápido do que o normal significa que você terá melhor duração da bateria. O smartphone consome menos energia se a tela estiver desligada.
Mas isso é novo mesmo?
Afinal, os smartphones já desligam a tela quando estão em repouso. Se você tiver uma senha de bloqueio de tela, o smartphone desligará o display após 30 segundos de inatividade e bloqueará o aparelho após mais cinco segundos. Você pode alterar essas configurações.
Assim como o iPhone, os telefones Pixel possuem um recurso de “atenção na tela” que detecta quando você está usando o aparelho apesar de não interagir com ele e evita que ele seja desligado.
Pela leitura do código não há certeza de quanto tempo leva para o bloqueio, mas as especulações é que seriam menos de 15 segundos ou até mesmo automático.
E isso é realmente bom?
Imagine você ter que desbloquear a tela mais vezes que o normal? Os especialistas estão apostando que os usuários irão se acostumar com o tempo e irão deixar de se irritar ao notarem os minutos ou até mesmo horas a mais de bateria diária.
Não está claro que conjunto de ações e/ou sensores irão fazer isso funcionar. A espera pode ter fim durante o próximo Google I/O, mês que vem (14 de maio). Aí depois é esperar em quanto tempo a novidade vai chegar aos Pixels e depois em quanto tempo ganhará os demais devices com Android.
Foto: Zlatko_Plamenov on Freepik