Satélite Hughes JUPITER 3 começa testes aéreos com o sistema terrestre
A Hughes Network Systems, uma empresa da EchoStar (Nasdaq: SATS), anunciou na quinta-feira, 16, que seu satélite de ultra-alta densidade JUPITER 3 ativou com sucesso seus painéis solares e antena, e que a espaçonave passou nos testes de prontidão pelo fabricante Maxar Space Systems.
>>>Mais notícias da Hughes clique aqui
A Hughes agora está testando as comunicações via satélite com equipamentos terrestres, que é a etapa final antes de iniciar serviços de banda larga para clientes, como companhias aéreas, corporações, governos e consumidores HughesNet. O satélite JUPITER 3 trará mais de 500 Gbps de capacidade adicional de banda larga na América do Norte e do Sul.
“Alcançar este marco demonstra a excelência em engenharia e a inovação que a nossa equipe incorporou neste satélite”, disse Hamid Akhavan, CEO da EchoStar. “Como o maior satélite comercial já construído, o JUPITER 3 dobrará a capacidade de nossa frota atendendo mais clientes que vivem além do alcance da internet por cabo e fibra, fornecendo conectividade onipresente em todas as Américas. Esta conquista é uma prova da força da nossa tecnologia do Sistema JUPITER, o padrão de fato para conectividade via satélite.”
O aumento da capacidade do JUPITER 3 impulsionará os novos planos de internet via satélite HughesNet, incluindo os planos HughesNet Fusion, que usam tecnologia multipath que promete reduzir a latência e permitir uma experiência de internet mais responsiva. Infelizmente não conseguimos testar os serviços e até tentamos na época do Brasil, mas não foi possível receber acesso a tecnologia naquela época.
O JUPITER 3 apoiará os esforços da Hughes para reduzir a exclusão digital e fornecer acesso à internet para clientes rurais em todas as Américas, bem como aplicações como Wi-Fi a bordo para passageiros de companhias aéreas, redes empresariais e backhaul celular para operadoras de redes móveis (MNOs).
A posição orbital de JUPITER 3 é de 35.786 quilômetros acima da Linha do Equador, a 95 graus oeste.
Foto: Hughes Jupiter 3 decolando em foguete da SpaceX. Crédito: SpaceX